Anuncie aqui

Estiagem praticamente seca os rios Turvo e Grande na região de Rio Preto

0 15

Com a falta de chuva que atinge a região de Rio Preto, os rios Turvo e Grande estão sob monitoramento. O nível de água dos dois rios baixou nesses últimos dias. Com a proximidade do período de seca os dois rios estão sendo acompanhados com mais cuidado. Para os próximos dias ainda não há previsão de chuva na região, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O diretor de recursos hídricos Departamento de Águas e Energia do Estado de São Paulo (Daee), Luis Henrique Gomes, diz que o nível do rio Turvo está em uma situação considerada baixa, justamente pela falta de chuva no período e provável que ele sinta a seca que está por vir. “Nesta situação vamos monitorar com mais cuidado, não apenas o Turvo, mas os demais rios também. Se a gente verificar que a falta de chuva se prolonga por muito tempo, vamos tomar as providências que forem necessárias para o rio não baixar tanto”.

Ele conta que uma situação parecida de seca aconteceu em 2014. Na época o Departamento emitiu uma portaria restringindo novas captações, ou seja, de 2014 para 2015, não foram autorizadas captações da bacia em função da seca. “Vamos aguardar a situação do clima, se realmente começar a não ter chuva e entrar no período de seca, talvez tenhamos que implantar uma portaria, mas isso ainda será debatido. Nada oficial ainda”, afirma.

Luis Henrique ressalta que todos os anos o órgão monitora as chuvas, se elas estão dentro da média. “Acreditamos que na seca não terá tanto problema. Mas, neste ano, a chuva foi abaixo da média e a gente está preocupados com isso”, finaliza.
Nível do rio Grande está baixo na região de Rio Preto Nível do rio Grande está baixo na região de Rio Preto – Colaboração/Leitor

DIÁRIO DA REGIÃO

Comments
Loading...